domingo, 17 de fevereiro de 2013

Tireóide e gravidez - Hiper e hipotireoidismo

 Segundo o Manual da Febrasgo de Gestação de Alto Risco, a associação de hipertireoidismo e gestação apresentam uma prevalência variável de 0,05 a 0,2%.  A causa mais comum do hipertireoidismo na gravidez é a autoimune, como doença de Graves, tireoidite aguda, tireoidite de Hashimoto.
 Na gestação a resposta imunológica é deprimida, por isso tende a melhorar a evolução de algumas doenças autoimunes.
 Pode ocorrer da doença não chamar a atenção na gravidez e passar despercebida, pois muitos sinais e sintomas podem ser confundidos com sinais próprios da gravidez.
 Os antecedentes familiares das doenças da tireóide indicam uma investigação. A presença de exoftalmia, coração acelerado (frequencia cardíaca superior a 100bpm) e perda de peso são altamente sugestivos da doença. Outros sintomas como nervosismo, sudorese, hipersensibilidade ao calor, palpitações, cansaço, falta de ar, diarréia, tremores, perda de peso podem ser sugestivos.
 O diagnóstico é feito com a dosagem laboratorial de TSH e T4l, com reavaliações pelo endocrinologista.

 A associação do hipotireoidismo e gravidez é menos comum que a de hipertireoidismo. Pode ser consequente à tireoidite de Hashimoto. A prevalência, segundo alguns autores, varia de 0,9 a 3%, incluindo as mulheres com tratamento ablativo da doença de Graves com reposição inadequada de hormônio. A tendência é piorar com a gravidez, pois nesse momento a necessidade de hormônio aumenta, demandando uma reposição crescente em relação à inicial. Os sinais e sintomas dependem da intensidade do hipotireoidismo, e são fraqueza, cansaço, sonolência, redução da capacidade para o trabalho, sensibilidade para o frio, atos e raciocínio lentos, falta de atenção, perda de memória, bradicardia, pele seca, constipação, dor muscular e ganho de peso. O bócio nem sempre existe. Nem sempre o quadro tem muitos sintomas, pois as pacientes que conseguem engravidar são as que não tem um quadro grave. O diagnóstico laboratorial com dosagem de TSH e T4l fecham o diagnóstico.

Nenhum comentário: