sábado, 17 de maio de 2008

Dietas

As dietas têm sido estudadas há mais de 50 anos. A educação das pessoas acima do peso sobre os alimentos e hábitos alimentares é essencial para ter a perda de peso e sua manuntenção.
As dietas baseadas em princípios alimentares saudáveis e que incluem um pequeno déficit energético são as que apresentam um melhor prognóstico a longo prazo.
Para perdas de 0,5 a 1 kg por semana é preciso uma redução de 500 a 1000 calorias por dia. E este déficit calórico gera uma manutenção de peso perdido mais efetiva quando comparadas às dietas mais restritivas.

As PROTEÍNAS são os macronutrientes que mais saciam, e têm o valor energético de 4cal/g. Então os alimentos ricos em proteínas devem fazer parte de pelo menos 3 refeições diárias.

Os CARBOIDRATOS saciam de forma intermediária, e também têm 4cal/g. Devem entrar na composição de todas as refeições, dando preferência aos carboidratos complexos (arroz, pães, cereais, leguminosas). Os carboidratos simples, como o açúcar, devem ser evitados.

As GORDURAS são altamente energéticas, tendo 9cal/g, e saciam muito menos. E como acentuam o sabor dos alimentos, propiciam uma maior ingestão energética, dificultando o controle alimentar de pessoas acima do peso. As gorduras devem ser sempre evitadas, mas se usar, deve dar preferência aos óleos de oliva, canola e amendoim, que possuem ácidos graxos monoinsaturados, ou de soja, milho, girassol, ricos em ácidos graxos poliinsaturados. Os ácidos graxos trans podem estar presentes em certas mergarinas e gordura vegetal e aumentam o colesterol.
Está bem estabelecido que a redução de 10% do peso é o suficiente para o controle de várias complicações associadas à obesidade.

FONTE: Revista da Associação Brasileira para o estudo da obesidade e da síndrome metabólica, edição 33.

Nenhum comentário: