sábado, 17 de maio de 2008

Massa magra e exercício

Quando um indivíduo perde peso, perde tecido adiposo, mas também massa magra, que é a musculatura. Quanto mais intensa a perda de peso, maior é a perda da massa magra. Quando a pessoa não pratica exercícios, essa redução pode chegar de 25 a 30% da redução total do peso. Se associado a exercício aeróbico, essa perda pode ser de só 5%.
Isso é importante não apenas para o tônus muscular, mas também porque a massa magra é o maior determinante do gasto metabólico basal, que representa de 60 a 70% do gasto energético diário total.
Além disso, a dieta hipocalórica produz redução de 15 a 30% no gasto metabólico basal (o metabolismo fica "lento"), o que pode reduz a perda de peso. Isso poderia ser revertido com o aumento na atividade física.
Acredita-se que para cada Kg de massa magra ocorra o aumento de 50 calorias no gasto energético diário, e que em indivíduos sedentários a massa muscular é um dos maiores determinantes do gasto energético de repouso.
A prática contínua de exercícios promove adaptações no metabolismo de gorduras que propiciam ao organismo treinado priorizar a utilização desse substrato como fonte energética, em detrimento dos carboidratos.

FONTE: Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Metabolismo de repouso de mulheres pós-menopausadas submetidas a programa de treinamento com pesos (hipertrofia)

Nenhum comentário: