sábado, 17 de maio de 2008

Musculação na perda de peso

Vários estudos têm evidenciado a importância do treinamento com pesos em programas de condicionamento físico, por estimular o aumento da massa muscular, que eleva o gasto energético de repouso.
O exercício físico, que inclui exercícios de fortalecimento muscular, poderia minimizar os riscos e até reverter perdas ocorridas com o envelhecimento, especialmente com a menopausa.
Levantar peso requer que o músculo produza força (concêntrico-excêntrica). Esse trabalho muscular tem sido indicado por produzir dano estrutural que pode estimular o aumento do metabolismo protéico muscular. Esse dano muscular desencadeia uma cascata de eventos metabólicos similares à fase aguda da resposta inflamatória.
O treinamento com pesos pode ser efetivo para a saúde de adultos e idosos por modificar o gasto energético. Apesar deste não ser tão grande durante o exercício em si (150 a 200 cal), durante o período de recuperação (pós-exercício), o consumo de oxigênio aumenta, gerando maior gasto de energia, conhecido como EPOC (excess post-exercise oxygen consumption).

FONTE: Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Metabolismo de repouso de mulheres pós-menopausadas submetidas a programa de treinamento com pesos (hipertrofia)

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lubinha,
o blog tá dez!!!
to até pensando em fazer um também...
bjao

Carla Tores disse...

Muito bom esse blog. Estou amando!! Parabéns.